Topo

12 easter eggs que levaram anos para ser encontrados

Victor Bianchin

14/09/2020 08h00

Montagem: Control Freak / Allan Francisco / Divulgação Vivendi, Capcom e Nintendo

Easter eggs são um dos assuntos preferidos deste blog. Já falamos aqui sobre easter eggs que geraram polêmica e easter eggs macabros. Agora, o assunto são os segredos que ficaram anos e anos escondidos até que finalmente foram escavados.

Particularmente, a gente adora desenvolvedores malucos que fazem o esforço de esconder algo tão bem que, mesmo em tempos de data mine, a coisa consegue ficar secreta e acaba virando lenda.

E palmas pra quem tem paciência de ficar tentando e errando até achar, porque olha, sem tempo irmão.

1) A pessoa do casaco verde em Resident Evil 4

ANOS PARA O EASTER EGG SER ACHADO: 12

O youtuber SR212787 fez esta descoberta em 2017, ou seja, 12 anos após RE4 ser lançado. No capítulo 5-4, após o piloto Mike ter seu helicóptero derrubado, você deve andar até um portão e abri-lo. Usando o rifle com mira telescópica, você pode então observar um ponto distante do cenário, que está bastante encoberto por tempestades de areia.

Olhando com muito esforço, dá para identificar uma figura humana ali parada no meio do nada. Pior ainda é que essa figura humana está usando uma jaqueta verde e fazendo uma pose engraçada. Quem é o sujeito? Ninguém sabe. Provavelmente algum membro do time de desenvolvimento que foi imortalizado dentro do game.

2) Halo 3 tem um recado de aniversário

ANOS PARA O EASTER EGG SER ACHADO: 7

Em 2012, o engenheiro sênior de Halo 3, Jon Cable, revelou em um Q&A no site do game que ainda havia um easter egg do jogo para ser encontrado. A comunidade começou a ir atrás desse último segredo, mas só encontrou em 2014, sete anos após o lançamento do jogo.

Trata-se de um recado de aniversário do desenvolvedor Adrian Perez para sua esposa, Lauren. Para achar o easter egg, basta setar o Xbox 360 ou One para o dia 25 de dezembro, abrir o jogo, iniciar o modo solo e, durante a tela de loading, segurar as duas alavancas direcionais para baixo. O anel na tela irá revelar os dizeres: "Happy Birthday, Lauren!".

3) Final Fantasy IX tinha uma side quest inteira escondida

ANOS PARA O EASTER EGG SER ACHADO: 13

Este não é exatamente um easter egg, mas sim uma side quest inteira que, de tão difícil de achar, permaneceu escondida por anos. Chamada de "The Lost Neto", a missão foi encontrada pelo usuário The_Kusabi_ no fórum de FFIX do GameFAQs.

Basicamente, a missão se ativa sozinha, mas você não percebe. Para cumpri-la, você precisa ir e voltar de um esconderijo várias vezes, encontrando diversos membros perdidos de uma família. Mas, para que a missão avance e os membros no esconderijo sejam trocados, você precisa ativar um cutscene ou lutar com algum chefe. Depois de fazer isso nove vezes, você recebe um baú com um item e a missão está completa.

4) Half-Life 2 e a última aparição do G-Man

ANOS PARA O EASTER EGG SER ACHADO: 14

Quem jogou a série Half-Life lembra que o G-Man era um personagem misterioso, vestindo terno e gravata, que aparecia em alguns momentos do jogo carregando uma maleta. Quase 15 anos depois do lançamento do segundo jogo, a última aparição dele naquele título, se é que podemos chamar assim, foi encontrada.

Tudo começou quando um usuário do Twitter fez um post sobre um easter egg que encontrou no jogo e marcou o desenvolvedor Dhabih Eng. Este respondeu dizendo: "Que legal que você achou isto! Easter eggs são difícies de achar, ninguém jamais encontrou o rosto do G-Man que eu coloquei no laboratório do Eli".

Foi o suficiente para o usuário ir atrás e encontrar o tal easter egg, que precisa de uma boa dose de filtros de imagem para ser visto com clareza.

5) As focas de Splinter Cell: Double Agent

ANOS PARA O EASTER EGG SER ACHADO: 4

Este easter egg foi revelado por uma pessoa que trabalhou no jogo, o designer de níveis Simon Lasalle, após ele ver que ninguém na comunidade tinha descoberto. Lasalle subiu um vídeo no Vimeo (hoje deletado) explicando como fazer.

Basicamente, se você acessar o modo co-op do jogo na versão de Xbox e realizar algumas tarefas meio aleatórias, você irá resgatar cinco focas alienígenas. Salvando todas, uma princesa foca aparece e agradece você pelos seus esforços (!). A missão toda é meio longa, mas muito bizarra e divertida.

6) Uma foto de família em Call of Duty: Black Ops 3

ANOS PARA O EASTER EGG SER ACHADO: 4

Este foi descoberto no ano passado. Se você entrar no mapa Der Eisendrache e não passar do Round 2, você terá tempo de seguir uma ordem minuciosa de colocar tábuas nas paredes e comprar armas. Fazendo tudo direitinho, você precisa correr para chegar e olhar para o ponto onde o easter egg aparece – se você demorar mais que 5 segundos depois da última arma comprada, você perde o segredo.

O easter egg em si é uma foto da família do design Drew Marlowe da Treyarch com uma moldura de coração ao redor. Fofura! Ah, e ele ficou feliz que os fãs acharam o ovo:

7) GoldenEye 007 tem um emulador de Commodore 64

ANOS PARA O EASTER EGG SER ACHADO: 15

Em março de 2012, um usuário com o apelido de "spoondiddly" foi ao fórum The RWT para contar uma descoberta: ele achou, dentro dos arquivos de GoldenEye 007 para o Nintendo 64, que é um jogo lançado em 1997, um emulador completo do ZX Spectrum (nome da versão britânica do console Commodore 64).

Aparentemente, a Rare estava trabalhando em um emulador do Commodore para o 64 e embutiu o código dentro de GoldenEye porque esse era o jogo em que ela estava trabalhando na época. Todas as ROMs que estão gravadas dentro do jogo são de títulos da Rare, como Alien 8, Cookie e Sabre Wulf.

Para fazer o emulador rodar, spoondiddly precisou inserir um programa monitor (sistema que compila as instruções do código), entre outros truques, mas o trabalho rendeu um patch que pode ser aplicado à ROM da versão norte-americana de GoldenEye para os fãs brincarem e conhecerem esse projeto abandonado da Rare.

8) A sala do fã de A Link To The Past

ANOS PARA O EASTER EGG SER ACHADO: 10

Este é um clássico. Em 1990, a edição 16 da revista americana Nintendo Power realizou um concurso entre seus leitores cujo prêmio era ter seu nome aparecendo em um futuro game do console SNES. Quem ganhou foi um fã chamado Chris Houlihan, que deve ter ficado bem feliz. Só tinha um problema: ninguém disse para ele onde o nome dele estava e nem em qual jogo.

Reprodução / Tedium.com

Conforme o tempo passou, descobriu-se que o jogo era The Legend of Zelda: A Link To The Past (de 1992) porque as pessoas chegavam à sala acidentalmente quando caíam em buracos ou passavam por portas. O mistério de como acessar o lugar de propósito ficou no ar por muitos anos até que, em 2002, um usuário chamado GWS Zoma de um fórum da AOL (!!!) descobriu um jeito certeiro. A maioria dos vídeos hoje usa o método dele.

O curioso é que a sala foi implementada como um cadafalso. Link é transportado para lá toda vez em que ele passa por um portal (como uma entrada de caverna ou um buraco no chão) e os dados da sala em que ele deveria entrar falham em carregar apropriadamente. Por isso, existem várias formas de acessar a sala.

Lá dentro, o jogador pode coletar 45 rúpias azuis e ler um recado na parede que diz: "Meu nome é Chris Houlihan. Esta é minha sala supersecreta. Mantenha entre nós, ok?". A sala só tem esse nome na versão americana – na japonesa, ela é só a "sala secreta".

9) Donkey Kong (1983)

ANOS PARA O EASTER EGG SER ACHADO: 26

O easter egg mais longevo desta lista talvez seja também o mais fofo. Lá em 1983, quem foi encarregado pela Atari de fazer o port do famoso arcade Donkey Kong para os consoles Atari 400 e 800 foi um programador e designer chamado Landon Dyer.

O trabalho, exaustivo, levou mais de 25 mil linhas de código para ficar pronto. Talvez para comemorar sua própria conquista, Dyer escondeu suas iniciais, LMD, dentro do jogo. E o modo de achar essas três letrinhas só foi ser descoberto 26 anos depois, em 2009, por um engenheiro de software chamado Don Hodges.

Dyer escreveu em 2008 um post de blog falando da sua experiência em portar o jogo – se você curte história dos videogames e lê em inglês, vale muito a pena. Ali ele citava o easter egg, mas revelava que não lembra mais como acessá-lo. Foi por meio desta informação que Hodges começou sua busca e acabou achando.

Reprodução / PopFacts (YouTube)

Para achar o "LMD", você precisa fazer uma pontuação entre 33 mil e 33,9 mil pontos que vire o novo high score do jogo. Depois, você precisa gastar todas as suas vidas, sendo que a última precisa ser perdida caindo de uma distância muito alta. Aí você ajusta o jogo para a dificuldade 4 apertando o botão Options três vezes. Quando a tela inicial aparecer, as três letrinhas estarão embaixo.

Simples, porém eterno.

10) Narração debochada em Wave Race: Blue Storm

ANOS PARA O EASTER EGG SER ACHADO: 9

Ah, Wave Race… você se lembra de todas aquelas tardes disputando corridas deste jogo no GameCube? Pois é, a gente também não. Mas aparentemente, ele tinhas fãs suficientes para estar sendo jogado nove anos depois de seu lançamento – e ainda ter easter eggs sendo descobertos!

Um usuário do fórum NeoGAF descobriu que, aplicando uma sequência de comandos de botões no menu inicial, você desbloqueia um novo tipo de narração para o jogo. Em vez do narrador entusiasmado comum, você agora tem um que é debochado e fica te insultando – "isso é melhor que você consegue fazer?", "você é patético", "desperdício de tempo".

11) Os cigarros mágicos de Shadowrun

ANOS PARA O EASTER EGG SER ACHADO: 21

Shadowrun é um jogo de SNES lançado em 1993. O easter egg em questão só foi descoberto porque, em 2013, os desenvolvedores deram uma entrevista para a revista Retro Gamer e revelaram a existência do segredo – mas admitiram que eles não lembravam como achá-lo.

Essa era uma missão para o usuário GanonTEK do fórum GameFAQs, que iniciou um tópico em 2014 para avisar que estava procurando o segredo e iria documentar seu progresso. Alguns dias depois, outro usuário, chamado JLukas, revelou que havia descoberto o método.

Basicamente, você deve examinar o item "matchbox" várias vezes em lugares diferentes da área inicial do jogo. Se fizer tudo certo, você terá a opção de abrir o maço de cigarros. Isso levará você a uma sala de debug onde é possível ganhar upgrades de graça e acessar atalhos para outras áreas do game.

12) O ovo de Páscoa de Futurama

ANOS PARA O EASTER EGG SER ACHADO: 16

A procura por este easter egg do jogo de Futurama (PS2, 2003) se acirrou em 2019, quando o youtuber Oddheader, especializado em caçar segredos do tipo "não era pra ninguém ver isso", publicou um vídeo em seu canal sobre easter eggs que ainda não haviam sido encontrados. O de Futurama era um deles.

Nesse vídeo, Oddheader contou como ele e outros dois youtubers (The Easter Egg Hunter e Slippy Slides) estavam tentando achar uma forma de descobrir esse segredo, que basicamente consistia num ovo de Páscoa literal escondido atrás de uma parede. O melhor que eles tinham conseguido era uma gravação feita dentro do jogo com um mod de câmera.

E aí, apenas poucos dias depois do vídeo, dois membros do Discord de Oddheader, Alma Elma e JayFoxRox, descobriram como ativar o easter egg oficialmente. Após Fry obter o martelo, você precisa sair correndo pelo cenário batendo em certos objetos e interagindo com outros na ordem certa. Fazendo tudo direitinho, a parede abre e revela o ovo de Páscoa flutuante. Ele dá uma mexidinha se você bate nele com o martelo.

Esquecemos algum easter egg que passou anos na escuridão? Conta pra gente nos comentários!

Sobre o Autor

Victor Bianchin é jornalista, já foi editor da revista Mundo Estranho e escreveu um almanaque de games. Ele tem um Rush de estimação e considera a técnica do button mashing algo subestimado.

Sobre o Blog

Em Control Freak você vai ficar por dentro das curiosidades, bizarrices e polêmicas saudáveis do universo dos games.