Topo

De Lost a Guns: 15 vezes em que os games homenagearam a cultura pop

Victor Bianchin

26/01/2020 08h00

Easter eggs são um assunto recorrente aqui no blog. Já falamos dos que acabaram em polêmica e dos que deram uns bons sustos. Desta vez, vamos falar de homenagens dos games a obras da cultura pop.

As únicas regras foram não usar jogos que praticamente se constroem em cima das referências (Borderlands, Dead Rising, Saints Row) e pegar apenas exemplos que homenageiem obras que não sejam outros games.

Ainda assim, esta lista é apenas a pontinha do iceberg de tudo que existe. Mas é o que achamos de mais legal:

1) GTA V e Thelma e Louise

Se você subir ao Acampamento Altruísta e esperar um pouco, poderá ver uma cena que se desenrola toda noite entre 19 e 20h em GTA V. Carros de polícia aparecem perseguindo um conversível com duas mulheres dentro – uma referência ao final do filme Thelma e Louise. Como no filme, as duas aceleram o carro em direção ao barranco.

2) Half-Life 2 e Lost

O interior da escotilha secreta que o personagem Locke encontra no seriado Lost pode ser vista em Half-Life 2 durante a missão Our Mutual Fiend. É preciso olhar numa fresta em uma parede para achar, mas é possível ver um computador com a famosa sequência de números (4, 8, 15, 16, 23 e 42) e o logo da Dharma na parede.

3) Dragon Age Origins e Star Wars

Quando você abre a porta para libertar Anora, que está usando armadura, você pode fazer o seguinte comentário: "Você não é baixinha demais para um guarda?". Isso é uma referência direta ao primeiro Star Wars, em que a Princesa Leia diz a mesma coisa para Luke quando ele está usando roupa de Stormtrooper no Episódio IV: Uma Nova Esperança.

4) Phoenix Wright: Ace Attorney − Dual Destinies e Sharknado

Em um dos DLCs desse jogo para Nintendo 3DS, você encontra um canhão no formato de tubarão. A colega de Ace, Athena, acredita que o canhão é usado para lançar tubarões no ar; ao passo que Ace diz: "um tornado de tubarões? Nem mesmo Hollywood poderia conjurar algo tão insano".

5) World of Warcraft e Botticelli

Derrotando um inimigo chamado Gokk'lok, que é basicamente uma ostra gigante no meio de um rio, você ganha uma missão. Completando a missão, você ganha o item Gokk'lok's Shell ("concha de Gokk'lok"). O único uso desse item é fazer seu personagem ficar parado no meio da concha gigante – como na pintura O Nascimento de Vênus, do pintor italiano Sandro Botticelli.

6) The Witcher 3 e Game of Thrones

Se você for até a ilhota Kaer Almhult, que faz parte do arquipélago Skellige, alcançar a prisão e entrar no calabouço pelo meio do pátio, você poderá encontrar um conjunto de celas onde há o corpo de um anão. Ele é a cara de Tyrion Lannister, de Game of Thrones, e não é à toa.

A cela é parecida com as do castelo Ninho da Águia, onde Tyrion passou um tempo preso na série. Geralt até comenta: "Celas do céu. Ótima ideia para uma prisão sem barras. Pena que ele não sabia voar".

7) Fallout 4 e Titanic

No DLC Far Out de Fallout 4, se você se aproximar do submarino chamado de O Núcleo, poderá ver na água uma porta de madeira com dois esqueletos junto a ela: um agarrado à ponta e outro deitado em cima. É uma clara referência à cena de Titanic (1998) em que Jack e Rose se despedem após o naufrágio.

8) For Honor e Monty Python

No mapa multiplayer Citadel Gate, há um ponto em que há vários troncos bloqueando seu caminho. Se você olhar para além desses troncos, poderá enxergar uma armadura de cavaleiro sem as partes dos braços e das pernas. É uma referência ao Cavaleiro Negro do filme Monty Python e o Cálice Sagrado, que perde os braços e as pernas lutando contra o Rei Arthur, mas mantém seu tom de desafio – "é só um arranhão!".

9) Stardew Valley e O Castelo Animado

Em Stardew Valley, é possível comprar espantalhos para impedir que os corvos devastem suas plantações. Um dos modelos disponíveis lembra bastante o Cabeça de Nabo, espantalho enfeitiçado que é um dos personagens mais importantes de O Castelo Animado, do Studio Ghibli.

10) Battlefield 1 e Up – Altas Aventuras

O pacote de expansão They Shall Not Pass para Battlefield 1, que adicionava o exército francês à batalha, trouxe um easter egg muito bacana relacionado a Up – Altas Aventuras, o filme da Pixar. Destruindo três garrafas e três rosas do vento numa certa parte do mapa, é possível ver ao fundo a casa de Carl flutuando no ar sustentada por três balões com as cores da bandeira francesa.

11) Outlast e Evil Dead II

No clássico filme de horror Evil Dead II, há uma cena em que o protagonista, Ash, procura por uma motosserra em um barracão e encontra, no lugar, uma silhueta feita com giz onde a arma deveria estar. Essa cena é referenciada no primeiro Outlast logo após você encontrar o Padre Martin. Entrando no barracão no pátio, você pode usar sua câmera na parede e ela irá revelar a silhueta da motosserra em giz.

12) Dying Light e Harry Potter

No DLC The Following, você explora uma área rural. Em certo ponto do mapa, é possível encontrar uma casa cinza com uma longa escadaria na entrada. Explorando a casa, você descobrirá um quartinho sob a escada muito parecido com o que é mostrado nos filmes do bruxinho. Entre os pertences no ambiente, há um chapéu de bruxo, um óculos e um livro. Mas cuidado! Após entrar no quarto, você será atacado por um fantasma.

13) Fallout: New Vegas e Indiana Jones

No Deserto de Mojave, perto da fonte Goodsprings, é possível encontrar uma geladeira com um esqueleto dentro e um chapéu muito similar ao fedora do arqueólogo dos cinemas Indiana Jones. Isso lembra a cena de Indiana Jones e a Caveira de Cristal em que o herói escapa de uma explosão nuclear se escondendo dentro de uma geladeira. No filme, entretanto, ele sobrevive…

14) Just Cause 4 e "Take On Me"

Ao explorar o vasto território fictício de Solis, você consegue encontrar um prédio que toca a famosa música "Take On Me", lançada em 1985 pelo grupo norueguês A-ha. Sim, o prédio toca uma música. E tem mais: se você descer até certo ponto, o visual do game muda para um efeito meio desenhado que lembra a rotoscopia, técnica usada no clipe da música.

15) Mega Man X5 e Guns 'n' Roses

A franquia Mega Man sempre foi chegada a referências musicais. Basta olhar o nome original do personagem, Rock Man, sua irmã Roll e personagens como Bass, Beat e Treble para perceber. Mas a versão americana do jogo Mega Man X5 foi bem além: cada um dos oito chefes robôs possuía seu nome inspirado em algum membro ou colaborador da banda Guns 'n' Roses.

Nós tínhamos Axle the Red (Axl Rose), Grizzly Slash (Slash), Dark Dizzy (Dizzy Reed), Izzy Glow (Izzy Stradlin), Squid Adler (Steven Adler), Mattrex (Matt Sorum), The Skiver (Michael Munroe) e Duff McWhalen (Duff McKagan).

A localização foi feita desse jeito porque a tradutora que criou os nomes para a versão americana, Alyson Court, quis agradar o então marido, que era muito fã da banda. Quando a Capcom remasterizou e relançou o jogo em 2018, os nomes foram alterados.

Sobre o Autor

Victor Bianchin é jornalista, já foi editor da revista Mundo Estranho e escreveu um almanaque de games. Ele tem um Rush de estimação e considera a técnica do button mashing algo subestimado.

Sobre o Blog

Em Control Freak você vai ficar por dentro das curiosidades, bizarrices e polêmicas saudáveis do universo dos games.