Topo

Fantasmas em Mario? 7 mistérios não solucionados dos games

Victor Bianchin

30/10/2019 07h00

Todo mundo adora um bom easter egg ou algum desafio bem escondido nos nossos games favoritos. Conhecer o desconhecido faz parte da diversão, afinal.

Mas existem coisas que simplesmente não têm resposta. São itens sem funcionalidade, cenários escondidos sem função, restos de código, comportamentos estranhos da IA… enfim, mistérios aparentemente sem solução.

Existem muitos mais do que caberiam aqui, então esta é uma seleção de 7 dos nossos mistérios não solucionados favoritos.

1) A mulher misteriosa (Devil May Cry 4)

Na cena em CGI que introduz Vergil em Devil May Cry 4 (apenas a Special Edition, vale dizer), é possível ver uma mulher com um vestido vermelho e um capuz branco olhando para ele na rua em Fortuna.

Quando Vergil passa por ela, a mulher se vira, apreensiva, e entrelaça os dedos junto ao peito enquanto a câmera deixa de mostrar o herói para focar apenas ela. Afinal, quem é essa mulher?

Bem, ela não tem nome e não aparece mais no jogo em nenhum momento. Fazendo data mining (exploração do código) do game, jogadores descobriram que ela possui um modelo próprio nos arquivos, ou seja, ela poderia ter sido usada no gameplay. Provavelmente foi planejada pelos desenvolvedores como uma personagem de destaque e depois descartada.

Os fãs especulam que a mulher seja a mãe de Nero, um personagem que foi introduzido em Devil May Cry 4. Mas não há nenhuma informação oficial para dar base a isso. Provavelmente nunca saberemos a identidade da moça…

2) As sombras do vale do inferno (Super Mario Galaxy 2)

Em Super Mario Galaxy 2, se você olhar para cima e para a esquerda em qualquer ponto da galáxia Shiverburn, poderá enxergar, no topo da montanha, três figuras misteriosas olhando para você.

Essas figuras não têm nome, não aparecem na história, não fazem nada e não são referenciadas em nenhum outro ponto do jogo. Elas simplesmente ficam lá paradas e sendo assustadoras.

Só isso já seria bizarro o suficiente. Mas jogadores resolveram fazer data mining nos arquivos do game e descobriram que a textura para elas é chamada de "HellValleySkyTree". Além disso, a textura para o céu é chamada de "BeyondHellValley".

Inicialmente, cogitou-se que "Hell Valley" poderia ter sido uma galáxia planejada para o jogo e depois apagada, cujas texturas foram reutilizadas em Shiverburn. É uma teoria válida, exceto pelo fato de que as três figuras são humanóides e não se parecem nada com árvores.

A Nintendo nunca se pronunciou a respeito. A melhor explicação possível vem de um vídeo de 2017 do canal de YouTube Geek Remix.

A teoria do canal é que a galáxia Shiverburn, que mistura lagos gelados e poços de lava, possivelmente se inspirou no vale de Jigokudani, no Japão, um local com fontes de água quente e que também recebe muita neve. O apelido de Jigokudani, que tem nuvens de vapor subindo por entre colinas íngremes, é justamente "hell valley" (vale do inferno).

E as "árvores"? Para a youtuber que cuida do canal, elas seriam ou uma referência aos macacos que frequentam Jigokudani ou aos "kodamas", espíritos de árvores que são vastamente conhecidos e referenciados na cultura japonesa.

É uma explicação boa, mas inconclusiva. Afinal, os kodamas são espíritos benignos e as criaturas de Shiverburn parecem prontas para devorar sua alma…

3) O misterioso chamado por ajuda (Far Cry 5)

Em Far Cry 5, você está preso em Hope County, uma região dominada por uma seita maluca. Todas as rádios tocam música de adoração aos líderes do culto, seja em versão gospel, seja em versão rock.

Após começarem a explorar o mapa, alguns jogadores notaram que, em determinados pontos bem aleatórios na região dominada por Jacob (um subchefe), é possível acessar uma estação de rádio misteriosa. A transmissão parece ser apenas barulho e estática, mas, se você prestar bem atenção, é possível identificar palavras.

Uma mulher estaria dizendo "someone" e "help", enquanto uma voz masculina apareceria dizendo "they will get me", "oh god" e "send help".

O assunto virou um longo tópico de discussão no Reddit e o canal Stone Edge Gameplay, do YouTube, conseguiu capturar o áudio e identificar (mais ou menos) as tais palavras. A partir de 4:28 no vídeo abaixo:

Alguns jogadores cogitaram se tratar de uma missão secreta de resgate, enquanto outros levantaram a hipótese de as mensagens estarem ligadas a um DLC (no final, não estavam). O mais provável é que seja só um easter egg tenebroso incluído no jogo pela Ubisoft. Não seria o único, já que Far Cry 5 está cheio de pequenos momentos de terror.

4) O mistério do Monte Chiliad (GTA V)

O Monte Chiliad é a montanha mais alta de GTA V. Subindo até o topo, você encontra uma estação que suporta os cabos do teleférico. Numa das paredes, há um enorme mapa que os jogadores tentam decifrar há anos (imagem acima).

A imagem mostra uma montanha (provavelmente o próprio Chiliad) com uma estrutura oval no topo, parecida com um olho, e um diagrama interno com cinco letras "X" e três símbolos: um disco voador, um ovo rachado e um homem vestindo um jetpack.

Parte do mistério é fácil de resolver: se você completa 100% de GTA V, você pode subir ao topo do Monte Chiliad e um disco voador aparece por lá. Ok, isso resolve o símbolo do olho e o desenho do disco voador, mas e o resto?

As respostas só começaram a aparecer em 2017, quatro anos após o lançamento do jogo, quando a Rockstar lançou um DLC para GTA Online chamado Doomsday Heist.

Na parte final de Doomsday Heist, você e seu grupo se infiltram em uma base secreta dentro do Monte Chiliad (o que explica o diagrama aplicado sobre o desenho da montanha) e fogem usando jetpacks (item que não é desbloqueado para usar no jogo, infelizmente).

Além disso, um grupo fez data mining nos arquivos de GTA Online e descobriu uma missão secreta, que só pode ser acessada com muito esforço e só pode ser jogada uma vez, em que você precisa recuperar ovos alienígenas.

Mistério resolvido, portanto? Calma lá!

Primeiro de tudo, note que GTA Online não é um modo dentro de GTA V, e sim um jogo separado, lançado ao mesmo tempo, em que você tem acesso ao mesmo mapa, só que com multiplayer. Esses últimos avanços correspondem a atualizações que a Rockstar fez apenas para o GTA Online – quem joga o single-player continua sem poder acessar a base ou os ovos alienígenas.

Continuando. Um grupo chamado Chiliad Mystery Gurus, que investiga o caso desde 2013, fez data mining dos arquivos de Doomsday Heist e descobriu a existência de quatro símbolos espalhados por uma área da base secreta. É possível observá-los a olho nu, mas é muito difícil saber que estão lá sem ser avisado antes, já que estão todos muito bem escondidos.

Os símbolos são: um desenho abstrato feito com círculos pretos (este aparece duas vezes), uma planta, uma onda sonora e alguns círculos sobrepostos. Veja no vídeo abaixo a partir de 3:24:

Especula-se que os cinco símbolos correspondam aos cinco "X" no mapa original da base do teleférico. O que significa, na prática, que o mistério ainda não acabou.

(Até porque a galera está até hoje frustradíssima porque não achou o tal do jetpack pra usar.)

5) O homem no buraco e seus cachorros (Final Fantasy VII)

Este mistério existe apenas na primeira versão japonesa de Final Fantasy VII. Ele foi deletado em versões posteriores e no port americano.

Nos arredores da Prisão Corel há um buraco em que Cloud pode descer usando uma escada. Lá dentro, porém, há só um baú vazio, um pouco de lixo e o esqueleto caído de um animal morto. Nada demais.

Só que, recentemente, jogadores explorando o código do game com data mining descobriram que há um segredo na tela em que você explora o buraco. Mais especificamente, o lado inferior esquerdo possui uma camada gráfica (ou uma "máscara", na linguagem de design) por cima do cenário, provavelmente para esconder o que há embaixo.

E o que há embaixo? Bom, isso aqui:

Ninguém sabe quem é esse personagem misterioso – talvez seja só um easter egg. Mas alguns acreditam que ele esteja ligado a um segundo mistério relacionado ao buraco. Jogadores descobriram que, se você ficar dando voltas no buraco na primeira versão japonesa, você ganha acesso a uma batalha secreta.

Essa batalha é contra quatro inimigos do mesmo tipo, que parece uma espécie de canídeo – e com formato muito similar ao da carcaça que existe no buraco. No código, esses inimigos são chamados de "Test00".

A batalha não está completamente programada, pois os inimigos não reagem, o que é um sinal de que, qualquer que seja a história por trás do homenzinho de metal e seus cachorros, ela foi abandonada ao longo do desenvolvimento.

Resta saber se a aventura do buraco será resgatada no remake de FF7.

6) O teclado secreto e a morte inescapável (Maniac Mansion)

Maniac Mansion é um jogo no estilo "apontar e clicar" de 1987 que satiriza filmes de terror com a temática de mansão assombrada. Você controla um grupo de amigos que precisa escapar das armadilhas da tal casa. O jogo foi lançado para computadores e depois adaptado para o NES.

É na versão de NES que está o mistério não explicado. Em um dos cenários, se você clicar em um pixel específico da tela, você é levado a um fundo preto com um teclado numérico em primeiro plano.

Não importa qual combinação você coloque no teclado: você sempre fracassará. O erro o levará de volta à tela da mansão onde você estava, só que, agora, com um estranho alarme soando no áudio. Depois de alguns segundos do alarme apitando, a mansão explode (o que era um dos finais "ruins" do jogo quando você errava alguma coisa).

Ninguém sabe exatamente para que servia o tal teclado ou o que ele significava. Muitos fãs especulam que ele estaria ligado a uma ação promocional da Pepsi com o game. Originalmente, seria possível pegar uma lata de Pepsi na geladeira, descobrir um código no objeto e usar esse código para ganhar prêmios na vida real. Mas a Pepsi acabou desistindo da ação.

É bem possível que o teclado numérico secreto tenha sido parte dessa ação promocional cancelada e tenha ficado sobrando no código do jogo.

7) A menina fantasma no ginásio (Pokémon Omega Ruby / Alpha Sapphire)

Nos remakes da terceira geração dos jogos de Pokemon, a segunda treinadora da Elite Quatro é Phoebe, uma simpática garota com uma roupa de temas havaianos.

Na sala onde você enfrenta Phoebe, há uma poltrona vazia próxima à porta dos fundos. No seu diálogo inicial com a rival, a câmera enquadra essa poltrona e tudo parece estar ok. No entanto, quando a imagem começa a ficar escura, é possível ver, em um único frame, uma menina sentada na poltrona.

Em uma das próximas cenas de diálogo, a menina aparece novamente bem atrás do seu personagem. Veja as duas cenas no vídeo abaixo, entre 0:20 e 0:42.

Essa aparição só ocorre na primeira vez que você enfrenta Phoebe e, mesmo assim, não é todo mundo que alega ter visto.

Vale lembrar que Phoebe é especialista em Pokémon do tipo fantasma e que realizou seu treinamento no Mt. Pyre, o lugar de Hoenn onde as pessoas enterram seus pokémon mortos. "Enquanto treinei lá, eu ganhei a habilidade de entrar em comunhão com pokémon do tipo fantasma", diz ela ao seu personagem.

Mas é claro que a garotinha é uma garotinha, e não um pokémon. Alguns fãs especulam que seja alguma parente de Phoebe que apareça para lhe fazer companhia, mas a verdade permanece enclausurada nos escritórios da Game Freak.

Agradecimentos ao canal oddheader pelas dicas!

Sobre o Autor

Victor Bianchin é jornalista, já foi editor da revista Mundo Estranho e escreveu um almanaque de games. Ele tem um Rush de estimação e considera a técnica do button mashing algo subestimado.

Sobre o Blog

Em Control Freak você vai ficar por dentro das curiosidades, bizarrices e polêmicas saudáveis do universo dos games.