Topo

12 segredos da Nintendo revelados pelo Gigaleak de julho

Victor Bianchin

04/08/2020 08h00

No final de julho, dois tópicos no fórum 4chan trouxeram toneladas de arquivos confidenciais de projetos da Nintendo. Tratam-se de protótipos de jogos, códigos fonte, projetos cancelados, modelos 3D e muito mais. O acontecimento é tão massivo que foi apelidado de "Gigaleak" e já está sendo chamado de o maior vazamento da história dos videogames.

A maioria das informações diz respeito às eras do SNES e do N64, elucidando algumas dúvidas sobre games da época e revelando aos fãs muita coisa em que a casa do Mario trabalhou, mas nunca lançou.

A Nintendo não se pronunciou sobre os vazamentos e não se sabe exatamente como eles foram obtidos. Mas o material é muito vasto e detalhado para não ser legítimo.

Confira os fatos mais interessantes que descobrimos por causa desse Gigaleak:

1) Luigi realmente estaria em Super Mario 64

Ao longo dos anos, diversos vídeos e reportagens já exploraram indícios de que Luigi originalmente havia sido planejado para ser jogável em Super Mario 64. Aquele mistério todo da placa com a inscrição "L is real 2401" era a principal fonte de suspeitas, embora a Nintendo afirmasse que se tratava apenas de uma textura aleatória.

O fato é que faltava uma prova definitiva da presença de Luigi no game. Bem, agora não falta mais. O leak tem o código fonte de uma versão de Super Mario 64 que inclui um modelo em 3D de Luigi.

Fãs já pegaram o modelo, restauraram, coloriram e o colocaram como mod em ROMs jogáveis do jogo disponíveis na internet. O resultado são vídeos mostrando como o Luigi que foi modelado, mas nunca inserido, deveria aparecer no jogo final.

2) Houve um monte de personagens descartados para Star Fox II, incluindo humanos

Star Fox II é a sequência para o jogo clássico de 1993. Ficou pronto para ser lançado no SNES em 1995, mas foi cancelado devido ao medo de que não fizesse frente aos jogos da geração 32-bit. Acabou só vendo a luz do dia em 2017, primeiro para o SNES Classic Edition e depois para o Switch.

No Gigaleak, podemos ver um grande elenco de personagens que foram descartados, incluindo animais como uma ovelha, um hipopótamo, um boi e um lêmure. Também há nos vazamentos uma personagem humana e negra, o que teria sido uma inclusão diversa e interessante na época.

Também vazou uma versão não final da música tema. No vídeo abaixo, dá para ver também que o mapa principal chegou a ter elementos do Mario ocupando lugar temporariamente antes de os gráficos finais ficarem prontos.

3) O Arceus beta de Pokémon Diamond & Pearl

Entre os arquivos revelados de Pokémon Diamond & Pearl no Gigaleak estavam os sprites beta de vários monstrinhos. Esse tipo de vazamento não é novo para a franquia, mas o que chamou a atenção aqui foi o estado rudimentar desses betas, que não iam muito além de rabiscos.

Essa versão bruta e simplificada de Arceus virou meme na internet e já tem um monte de fan art colocando ela no rolê.

4) Os personagens descartados do primeiro Animal Crossing

O fã @lombTV descobriu uma villager descartada de Animal Forest (o primeiro Animal Crossing, lançado para N64 apenas no Japão) chamada apenas de "CAT13". Ele a reconstruiu a partir do modelo e a inseriu no jogo (imagem acima). Também encontrou sprites prévios para três personagens não jogáveis, Blathers, Wisp e Gulliver, o que é curioso, já que, desses três, apenas Gulliver aparece no jogo final.

5) Possivelmente o primeiro design 3D de Link

Foi encontrado um modelo 3D nos arquivos datado de julho de 1994. Trata-se de um guerreiro com uma espada e um escudo dentro de uma pasta chamada "Link". É bem possível que seja a primeira modelagem 3D de Link (The Legend of Zelda) da história. A descoberta foi do usuário Starxxon (@vl_tone).

6) Uma pista descartada de Mario Kart 64

Uma entrevista de Shigeru Miyamoto de 1996 mencionava uma misteriosa "pista da cidade" em Mario Kart 64: "Fizemos uma grande pista urbana, com um castelo e um lago, onde você poderia correr em torno de várias casas e prédios. Infelizmente, era um mapa muito grande e levava muito tempo para percorrê-lo. Então, nós o cortamos".

Por muitos anos, os jogadores se perguntaram como seria essa tal "pista urbana" de Mario Kart 64. Pois bem, no Gigaleak ela foi encontrada (imagem acima). Abaixo temos um vídeo mostrando como seria percorrer esse pista.

7) Um monte de modelos beta de Super Mario 64

Não foi só o Luigi: os jogadores encontraram vários modelos prévios de coisas que de fato apareceram na versão final de Super Mario 64.

8) Um MMO de Pokémon

Nos arquivos do gigaleak, foi encontrada uma apresentação em PowerPoint datada de novembro de 2004, criada pela empresa chinesa iQue (co-fundada pela Nintendo). O documento propunha um novo jogo de Pokémon para Game Boy Advance focado em recursos online.

O jogo funcionaria de forma diferente se você estivesse conectado ou não. Offline, seria possível explorar um mundo baseado nos jogos FireRed e LeafGreen, capturar alguns pokémon (cerca de 30) e jogar uma história. Já online você teria acesso a um catálogo maior de pokémon, os quais estariam disponíveis de acordo com a região do mundo em que você estivesse e o clima na época. Também seria possível batalhar com outras pessoas, participar de torneios, trocar monstrinhos e obter ovos para chocar.

Ainda haveria uma compatibilidade do jogo com PCs domésticos: seria possível jogar os recursos online no PC e usar o GBA como controle.

O plano da iQue era lançar o game em agosto de 2005, mas o projeto aparentemente nunca passou da fase de ideia.

9) O protótipo de Yoshi's Island

Os vazamentos continham versões jogáveis de alguns protótipo de Yoshi's Island, que foi lançado para o SNES em 1995. Mas essas versões são bem diferente do produto final: sob o título "Super Donkey", elas são protagonizadas por um personagem humano com um narigão e óculos e chapéu de aviador (vídeo acima).

O jogo foi reformulado até virar Yoshi's Island e o aventureiro narigudo desapareceu para nunca mais ser visto. Por causa do título, alguns especulam que, originalmente, Yoshi's Island pode ter sido concebido como uma sequência para Donkey Kong 3. Até a Nintendo se pronunciar, entretanto, não dá para ter certeza.

Se você quiser ver mais dos vazamentos de Yoshi's Island, o usuário de Twitter @potatoTeto está testando e gravando tudo e postando com a hashtag #yibeta.

10) O primeiro design de Yoshi em Super Mario World

Yoshi estreou em Super Mario World (1990) já como o dinossauro gordinho e simpático que todos amamos. Mas, antes disso, ele passou por alguns designs menos atraentes.

Os protótipos encontrados nos leaks mostram um Yoshi mais magro, alto e com o focinho murcho, o que lembrava mais fielmente um dinossauro. O personagem foi sendo redesenhado até ganhar a barriga branca, as botas, a crista e o focinho arredondado – é possível ver essa evolução nos leaks.

Além disso, alguém também encontrou, nos arquivos de Super Mario World, um "vovô Yoshi" que provavelmente apareceria na casa dos Yoshis, a primeira área daquele jogo.

11) Imagens e protótipos de Zelda 64

Antes de se tornar Ocarina of Time, o primeiro jogo da franquia The Legend of Zelda no N64 seria outra coisa. Apelidado de Zelda 64, esse projeto está amplamente documentado na internet com base em imagens e vídeos que a própria Nintendo divulgou lá pela metade dos anos 90.

Nessa versão, a aventura seria contida dentro do castelo de Ganon e teria um foco muito maior no platforming e na ação, com a história ficando em segundo plano. Graças ao gigaleak, podemos agora visualizar direito como era essa versão:

12) O áudio original de "do a barrel roll" de Star Fox 64 sem compressão

Palavras são desnecessárias.

Sobre o Autor

Victor Bianchin é jornalista, já foi editor da revista Mundo Estranho e escreveu um almanaque de games. Ele tem um Rush de estimação e considera a técnica do button mashing algo subestimado.

Sobre o Blog

Em Control Freak você vai ficar por dentro das curiosidades, bizarrices e polêmicas saudáveis do universo dos games.